Deep Brazil Expedition_Expedição Brasil Profundo

WHAT IS ?

Expedição Brasil Profundo is a great trip to the cultural heart of Brazil. In this project we want to show a live and current portrait of contemporary Brazil through the vision and productions of 10 Brazilian artists, from different artistic languages, who will travel through 4 locations of representative regions of Brazil. At each stop, travelers come into contact with the living culture of each locality, record their experiences and hold various artistic propositions and workshops for the communities visited. The material produced will be made available to the public through a book, a film and a traveling exhibition. A public sculpture of the artist and designer Hugo França, one of the participating artists, is offered to each of the communities visited.

EXPEDIÇÃO BRASIL PROFUNDO

O QUE É ?

A Expedição Brasil Profundo é uma grande viagem ao coração cultural do Brasil. Neste projeto nós queremos mostrar um retrato vivo e atual do Brasil contemporâneo através da visão e das produções de 10 artistas brasileiros de diferentes linguagens que viajarão por 4 localidades de representativas regiões brasileiras. Em cada parada os viajantes entram em contato a cultura viva de cada localidade, registram as suas experiências e realizam várias proposições artísticas e oficinas para as comunidades visitadas.

O material produzido será disponibilizado ao público através de um livro, um filme e uma exposição itinerante.Uma escultura pública do artista e designer Hugo França, um dos artistas participantes, é ofertada para cada uma das comunidades visitadas.

O QUE NÓS VAMOS FAZER ?

Nesta viagem os 10 artistas ficam reunidos por períodos de 1 semana em diferentes regiões do Brasil oferecendo oficinas para a comunidade, produzindo instalações, pinturas, fotos, performances, roupas, comidas, música e registrando a experiência.

Os locais que já foram visitados são: Água Preta (Pernambuco), Ilha do Marajó (Pará) e Bragança Paulista (São Paulo).

Estamos buscando apoio para realizar a última etapa desta Expedição na cidade de Moeda em Minas Gerais, incluindo a produção e instalação de uma escultura pública do artista Hugo França no município.

Moeda é um município de pouco mais de 5.000 habitantes que possui uma grande importância histórica por estar na rota da Estrada Real, caminho que levava ouro e pedras preciosas de Minas Gerais até os portos para serem levados à Europa pelos colonizadores. A cidade de Moeda é hoje um verdadeiro patrimônio histórico e natural brasileiro.

COMO VOCÊ VAI EXPERIMENTAR / PODE AJUDAR?

Sua colaboração permitirá que realizemos a última etapa desta Expedição na cidade de Moeda em Minas Gerais, em abril/2018. Nesta etapa serão realizadas oficinas de gastronomia brasileira, artes visuais, dança, apresentações musicais com a participação de músicos locais convidados, rodas de conversa, e, por fim, a produção e instalação de uma escultura pública do artista Hugo França no município.